Treinar em casa? Sempre com segurança

Não ir ao ginásio não significa que não possa continuar a treinar. Os objetivos que anteriormente estabeleceu devem continuar a ser alcançados. No entanto, treinar em casa acaba por ser mais complexo, sobretudo se não dispõe de acompanhamento personalizado. Neste artigo, veja como continuar a treinar em casa com total segurança.
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Com a propagação do COVID-19, todos os serviços não-essenciais viram as atividades interrompidas, provocando alterações significativas nas nossas rotinas diárias, nomeadamente na prática de atividade física. Os treinos de eletroestimulação muscular integral de 20 minutos realizados nos nossos estúdios eBody foram substituídos pelos nossos planos eBody home.

Apesar de passarmos mais tempo em casa, é importante mantermos (dentro dos possíveis, claro!) a normalidade das nossas rotinas. Sendo a atividade física fundamental para a nossa saúde física e mental, é importante mantermos o hábito da sua prática mesmo quando submetidos à permanência nas nossas casas. Assim, de modo a ajudá-lo a manter-se ativo e saudável, apresentamos-lhe algumas dicas que o ajudarão a treinar de forma segura em sua casa.

Escolha um espaço adequado

Até num pequeno apartamento é possível treinar! Para isso basta ter à sua disposição algum espaço. Procure divisões mais espaçosas, onde seja possível movimentar-se sem problemas, saltar, deslocar-se. Afaste sofás, cadeiras e outros movéis, se necessário, de modo a evitar lesões durante os exercícios. Opte por zonas com um solo firme e tenha atenção ao uso de tapetes (podem causar quedas!). 

Procure um profissional que o ajude

Este é dos pontos mais importantes na hora de treinar em casa. Apesar de atualmente existirem vários vídeos e aplicações online com treinos personalizados, é crucial ter um acompanhamento individualizado. O personal trainer é alguém formado e especializado em exercício físico que o ajudará não só a alcançar os seus objetivos como também a treinar em segurança. Ele é capaz de lhe prescrever o tipo de treino mais adequado a si, à sua condição física e ao espaço e materiais disponíveis, tendo sempre em consideração as patologias ou lesões existentes.

Caso ainda não tenha aderido aos treinos eBody Home com acompanhamento do seu Personal Trainer, contacte o seu estúdio eBody para agendamento.

Escolha o tipo de treino

Caso tenha seguido a dica anterior, esta sugestão encontra-se ultrapassada, pois o seu personal trainer saberá qual o tipo de treino mais adequado a si. No entanto, caso prefira ser autónomo neste processo, é importante selecionar o tipo de treino que pretende realizar. Desde treinos com uma vertente mais cardiovascular (aeróbia) até aos treinos de força e alta-intensidade (anaeróbios), o leque de opções é grande. Certifique-se que antes de escolher, pesquisa sobre as várias opções, procurando sempre fontes fidedignas (se ainda não os conhece, esta é uma ótima altura para dar uma vista de olhos nos nossos planos de treino!!!).

Utilize materiais de confiança

Assim como no tipo de treino, a escolha dos materiais a usar também pode variar bastante. Desde pesos livres e bandas de resistência até à utilização do peso corporal, várias são as opções. Caso disponha de material desportivo, como pesos, bandas ou equipamentos de treino em suspensão, mais diversificadas são as opções na hora de montar o seu plano de treino. Contudo, não necessita de comprar rigorosamente nada para elaborar um plano de treino exigente. Como comprovado pelo nosso plano de treino eBody home, a utilização única do seu peso corporal é suficiente para o fazer suar! Porém, poderá sempre usar equipamentos domésticos, como toalhas, garrafas e garrafões de água ou pacotes de leite para diversificar os estímulos e os exercícios. Nota importante: antes de utilizar, verifique as condições de uso dos materiais assim como a sua utilidade na execução dos exercícios. 

Faça um bom aquecimento

Um bom aquecimento é sempre importante antes de iniciar o treino propriamente dito, sobretudo quando treina sem acompanhamento. O papel do aquecimento é preparar o nosso corpo para o treino e evitar lesões. Bastam alguns exercícios como saltos ou polichinelos para aumentar o fluxo sanguíneo e preparar os nossos músculos para os exercícios.

Lembre-se que menos é mais!

Mesmo que apresente uma ótima condição física e seja capaz das mais heroicas proezas durante os seus treinos, é importante ter em consideração, que aumentar a carga nos exercícios, por vezes não é o recomendado. O constante aumento da carga, de série para série, poderá ser, por vezes, um fator de lesão. Se o objetivo é tornar o exercício mais exigente, comece primeiro por realizar a técnica corretamente. Sem dúvida que irá sentir o treino de um modo diferente!

Cuidado com a postura!

Um dos aspetos fundamentais para treinar em segurança é ter atenção à postura enquanto treina. Aqui, (mais uma vez) focamos a importância de um profissional que lhe explique e corrija a postura durante os exercícios. Contudo, quando treina sozinho, pode sempre procurar vídeos online que expliquem cada exercício, não só o movimento como também a postura ideal. Em caso de dúvida, substitua o exercício por um outro mais fácil.

Treine com regularidade

Alcançar os nossos objetivos o mais rapidamente possível é o sonho de qualquer pessoa. Contudo quando se trata de emagrecer ou aumentar a massa muscular, é importante ter em mente que este processo não é um sprint, mas mais uma maratona. Embora vivamos tempos atípicos, é importante mantermos rotinas, nomeadamente no que diz respeito à atividade física. Assim, opte por escolher um horário em que se sente motivado para treinar e que esteja em harmonia com as restantes atividades diárias. A criação de uma rotina irá ajudá-lo a organizar o seu tempo, mantendo a regularidade da prática desportiva e, consequentemente diminuindo a distância entre o presente e os seus objetivos.

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