De um modo mais ou menos frequente, todos nós gostamos de ver um bom filme. Seja no cinema ou no conforto das nossas casas, a visualização de um filme é uma das atividades mais presentes nos momentos de lazer das famílias. No entanto, com a correria do dia-a-dia, esses momentos tornam-se escassos, colocando essas atividades em 2º plano.
Hoje, derivada pela situação de saúde pública atual, é nos pedida a permanência quase efetiva nas nossas residências. A normal rotina que caracterizava o nosso quotidiano é substituída por uma nova, onde muitas vezes, o tempo de lazer é mais evidente. Assim, esta é a altura ideal para desempenhar as atividades colocadas para trás. Ler um livro ou ver um filme são sempre boas opções na hora de aproveitar os momentos de lazer. No entanto, com a vasta gama de opções, é normal que não saiba por onde iniciar. Deste modo, apresentamos-lhe o nosso top 15 filmes para ver em casa.
Agarre nas pipocas e bom filme!!!
1. The Irishman, de Martin Scorsese
Género: Drama, Crime, Biografia
Classificação: 7,9/10
Num filme que conta com a presença de Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci nos principais papéis, Frank Sheeran (Robert De Niro), mais conhecido como “O Irlandês”, recorda a sua vida e os segredos guardados como principal sicário dos Bufalino, uma família ligada ao mundo do crime.
2. Jojo Rabbit, de Taika Waititi
Género: Guerra, Comédia, Drama
Classificação: 7,9/10
Jojo (Roman Griffin Davis) é um menino de 10 anos nascido e criado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Pertencente ao exército de Hitler, Jojo é fanático pelo nazismo, tendo até Adolf Hitler como amigo imaginário. Contudo, um dia descobre que a sua mãe (Scarlett Johansson), uma ativista anti-Nazi, esconde uma menina judia em casa. O filme retrata a transformação emocional e humana de Jojo, desde a aversão inicial que sentira até à colocação em causa tudo aquilo em que sempre acreditara.
3. Joker, de Todd Phillips
Género: Crime, Drama, Thriller
Classificação: 8,5/10
Nos inícios dos anos 80, em Gotham City, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um comediante emocionalmente desequilibrado, procura levar um pouco de felicidade ao seu público, apesar de constantemente desprezado por parte da sociedade. Após ser despedido e barbaramente agredido, Arthur enfrenta o declínio exponencial da sua lucidez e o desenvolvimento da sua psicopatia, o que culmina numa série de crimes sangrentos e no surgimento do conhecido vilão Joker.
4. 1917, de Sam Mendes
Género: Drama, Guerra
Classificação: 8,4/10
Em pleno auge da Primeira Guerra Mundial, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), dois jovens soldados britânicos, são designados para entregar uma mensagem que salvará 1.600 homens de uma armadilha mortal. Para isso terão de atravessar o território inimigo em guerra, tendo o tempo contra si.
5. Once Upon a Time… In Hollywood, de Quentin Tarantino
Género: Comédia, Drama
Classificação: 7,7/10
Corre o ano de 1969 em Los Angeles e, Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator “western”, procura juntamente com o seu duplo e amigo de longa data Cliff Booth (Brad Pitt), reavivar a sua carreira e alcançar o sucesso e a fama na indústria cinematográfica durante os últimos anos da Era de Ouro de Hollywood. Para isso, terão de envolver-se com personagens influentes, numa sociedade marcada por numerosos escândalos.
6. Parasite, de Bong Joon Ho
Género: Comédia, Drama, Thriller
Classificação: 8,6/10
Uma pobre família sul-coreana, os Kims, vêem-se com dificuldades em sobreviver numa pequena cave, depois de ambos os progenitores perderem os seus empregos. Porém, uma oportunidade surge quando Ki-woo, o filho, se torna explicador de inglês de Da-hye, a filha mais velha dos Parks, uma família bastante abastada. Esta oportunidade leva Ki-woo a recomendar uma conhecida sua (a irmã) para o cargo de professora de artes do filho mais novo dos Parks. Contudo, esta atitude leva a que tudo se descontrole.
7. Roma, de Alfonso Cuarón
Género: Drama
Classificação: 7,7/10
Nos inícios dos anos 70, na Cidade do México, uma emprega doméstica (Yalitza Aparicio) controla todas as rotinas de uma família de classe média. Durante um ano, todos os moradores da casa vêem-se afetados por um conjunto de acontecimentos atípicos, levando a várias mudanças nas suas vidas.
8. The Favourite, de Yorgos Lanthimos
Género: Biografia, Comédia, Drama
Classificação: 7,6/10
No início do século XVIII, o ambiente entre Inglaterra e França é bastante hostil. O trono inglês é ocupado por Anne (Olivia Colman), uma rainha frágil e doente, mas é Lady Sarah (Rachel Weisz), sua amiga e amante, que governa o país em seu nome. Quando Abigail (Emma Stone), uma nova criada, chega ao palácio, o seu charme torna-a próxima de Sarah. É aqui que surge a oportunidade que esperava para se aproximar da rainha…
9. Green Book, de Peter Farrelly
Género: Biografia, Comédia, Drama
Classificação: 8,2/10
Em 1962, Tony Lip (Viggo Mortensen), um italo-americano da classe trabalhadora, torna-se motorista e segurança de Don Shirley (Mahershala Ali), um famoso pianista afro-americano, durante a sua digressão pelo Sul dos EUA. No entanto, os temperamentos antagonistas de ambos acabam por transformar essa viagem num vibrante desafio.
10. Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer
Género: Biografia, Drama, Música
Classificação: 8,0/10
Este filme retrata a autobiografia da lendária banda de Rock, Queen, e do vocalista Freddie Mercury (Rami Malek), apresentando todos os detalhes que antecederam a famosa performance no Live Aid, em Londres (1985), e permitiram a ascensão da banda rumo ao estrelato.
11. BlacKkKlansman, de Spike Lee
Género: Biografia, Crime, Drama
Classificação: 7,5/10
Em 1970, Ron Stallworth (John David Washington), o primeiro policial afro-americano de Colorado Springs, nos EUA, consegue infiltrar-se na filial local da Ku Klux Klan. Através de conversas telefónicas e com a ajuda de um colega branco e judeu, Ron consegue ganhar o respeito deles. Simultaneamente, vê-se a cair de amores por uma defensora dos direitos civis.
12. Lady Bird, de Greta Gerwig
Género: Drama, Comédia
Classificação: 7,4/10
O filme retrata a vida de Christine McPherson (Saoirse Ronan) – ou Lady Bird, ao terminar o ensino secundário, em 2002, na cidade de Sacramento (Califórnia). Prestes a atingir a maioridade, Lady Bird anseia desesperadamente entrar na faculdade, de preferência bem longe da cidade de onde nunca saiu. Contudo, a sua mãe, uma enfermeira com múltiplos empregos, acaba por não concordar com a ideia. Apesar disso, Lady Bird continua focada em alcançar esse sonho…
13. The Shape of Water, de Guillermo del Toro
Género: Aventura, Drama, Fantasia
Classificação: 7,3/10
Em 1960, após a chegada de uma criatura anfíbia a um laboratório de segurança máxima em Baltimore, EUA, Elisa Esposito (Sally Hawkins), uma solitária funcionária de limpeza vê a sua vida completamente alterada. O tempo que passa no seu emprego leva-a aproximar-se da criatura, que é mantida em cativeiro, conduzindo-a num relacionamento único. Mas, esta relação fica em causa quando os cientistas decidem usar a criatura como cobaia em testes de pesquisa, obrigando a ação de Elisa no salvamento do seu grande amor.
14. Dunkirk, de Christopher Nolan
Género: Ação, Drama, História
Classificação: 7,9/10
Dunkirk é um filme inspirado na Batalha de Dunquerque, em 1940, aquando a Segunda Guerra Mundial. A história descreve em detalhe, a partir de três perspetivas diferentes, terra, ar e mar, a evacuação dos soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França quando estavam cercados pelo exército alemão.
15. Moonlight, de Barry Jenkins
Género: Drama
Classificação: 7,4/10
Chiron (Ashton Sanders), um jovem oriundo de uma família afro-americana com poucos recursos financeiros, procura lidar com os seus problemas quotidianos associados a um destino de criminalidade quase inevitável. Desde os maus-tratos da mãe até às incertezas em relação à sua identidade e sexualidade, Chiron terá de aprender a ultrapassar todas as dificuldades ao longo da sua infância, adolescência até ao início da vida adulta.