Eletroestimulação Muscular
(EMS)
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

| O que é eletroestimulação muscular?

A eletroestimulação muscular é um método que promove a contração muscular com recurso a impulsos elétricos de baixa frequência.

Estes impulsos são gerados com recurso a equipamentos tecnologicamente avançados que imitam os impulsos elétricos gerados pelo nosso sistema nervoso central para o controlo dos nossos movimentos e ações musculares, permitindo não só atingir camadas mais profundas do tecido muscular difíceis de ativar convencionalmente, como recrutar mais fibras musculares e obter contrações mais eficientes.

| A electroestimulação muscular é recente?

A eletroestimulação muscular é utilizada há várias décadas, no entanto, inicialmente mais focada na terapia com a finalidade de reforço da massa muscular e/ou a analgesia.

Após a observação dos excelentes resultados, já durante as décadas de 60/70, a eletroestimulação muscular rapidamente evoluiu para a alta competição promovendo objetivos como o aumento da velocidade, resistência, eficiência de treino e/ou acelerar a recuperação de lesões dos atletas.

Com a grande evolução dos equipamentos foi possível desenvolver o conceito de treino WB-EMS, em inglês Whole-Body Electromyostimulation (Electroestimulação Muscular Integral), que permite estimular mais de 300 músculos em simultâneo, conseguindo assim obter resultados com treinos de apenas 20 minutos.

| A eletroestimulação muscular funciona? Para que serve?

A eletroestimulação muscular está amplamente estudada sendo largamente utilizada na fisioterapia e alta competição, no entanto, as sessões podem ser realizadas com objetivos diferentes, desde a perda de peso/redução de gordura e celulite, ao aumento do tónus/massa muscular, aumento da força, fortalecimento de zonas específicas como braços, pernas, glúteos, redução de dores de costas, incontinência urinária, etc.

Na eBody, os objetivos são definidos em conjunto com o personal trainer em função das necessidades de cada cliente.

| Quais as vantagens de treinar com eletroestimulação muscular?

Treinos curtos e eficazes

Nos dias de hoje o tempo é um bem escasso, e o treino personalizado com eletroestimulação muscular integral permite em apenas 20 minutos por semana trabalhar de forma eficaz o corpo completo, o equivalente a 2/3 sessões de treino convencional.

Perda de peso

O treino com electroestimulação aumenta o metabolismo basal até 80h multiplicando o factor e.p.o.c., tendo como consequência um aumento do consumo calórico e a redução da massa gorda.

Aumento de massa muscular

Trabalha mais de 300 músculos em simultâneo com maior profundidade e recrutando mais quantidade de fibras musculares.

Personalização/adaptação

Definimos a carga adequada de uma forma geral e por grupo muscular, adaptando o nível de intensidade e esforço a cada cliente;

Melhoria da postura e equilíbrio

A electroestimulação muscular atua nos músculos agonistas, antagonistas e sinergistas em simultâneo promovendo em conjunto com o treino funcional o fortalecimento dos músculos, tendões e articulações, melhorando consequentemente a resistência à fadiga.

Baixo/nulo risco de lesão

A possibilidade de treinar sem cargas externas e com personal trainer reduz significativamente o risco de lesão.

Redução de dores de costas

Permite trabalhar ativamente todo o core muscular reduzindo substancialmente ou eliminando totalmente a comuns dores lombares.

Outros

Entre as diversas vantagens identificamos a melhoria da circulação sanguínea e função cardiovascular, fortalecimento dos ossos, redução de celulite e atraso no envelhecimentos dos tecidos, etc.

| Como funciona um treino de eletroestimulação muscular?

Anamnese com Personal Trainer

A eBody fornece tudo o que precisa para o seu treino de electroestimulação, pelo que não precisa de trazer nada.

  1. O seu personal trainer irá fazer uma anamnese (conjunto de questões) para perceber a sua aptidão e objetivos e uma avaliação física. Estes dados são fundamentais para permitir a personalização do seu treino de eletroestimulação;
  2. Irá vestir um equipamento de treino específico para electroestimulação, e um conjunto de equipamentos que contêm os elétrodos que vão transmitir os impulsos aos seus músculos;
  3. Efetuará uma sessão de treino personalizado acompanhado por um personal trainer certificado em EMS que o irá orientar em todo o processo de treino.

| Porque preciso de um Personal Trainer?

O seu Personal Trainer é fundamental pois é ele que:

  • Desenha o seu programa de treino;
  • Orienta na execução dos exercícios;
  • Corrige posturas e garante a ótima execução dos movimentos;
  • Garante que as cargas são adequadas para impor a intensidade de trabalho necessária para obter resultados;
  • Garante a segurança de todo o processo.
Treino EMS com Personal Trainer

| Estudos científicos sobre Eletroestimulação Muscular Integral

A metodologia de treino eBody é baseada na experiência e resultados comprovados com estudos científicos.

A EMS tem sido usada há décadas nas áreas de medicina desportiva e reabilitação, ao longo dos últimos 10 anos foram efectuados imensas investigações na sua aplicação para o desempenho desportivo e aptidão geral, provando a sua eficácia científica.

Estudos têm mostrado resultados significativos em indivíduos que participaram voluntariamente nas sessões durante 6 semanas:

  • 82,3% tiveram uma redução de dores nas costas. Em muitos casos essa dor desapareceu.
  • 75,8% melhoraram a sua incontinência urinária, 33% deixaram de ter incontinência
  • A força máxima aumentou em 12,2%.
  • A força muscular aumentou em 69,3%.
  • A tensão foi reduzida em 83%.
  • A estabilidade melhorou em 89,1%
  • 86,8% teve efeitos positivos sobre o contorno do corpo
  • 90% tinham uma percepção positiva do treino.
  • A velocidade máxima em atletas foi melhorada.

Para saber mais sobre os resultados de investigação click no link abaixo:

Estudos sobre a eletroestimulação de todo o corpo de baixa frequência

| Perguntas Mais Frequentes (FAQs)

Se ainda tem dúvidas consulte as questões mais frequentes (abaixo), ou entre em contato com uma das nossas equipas que terá todo o prazer em o ajudar, através do seguinte link: Saber mais

O treino eBody abrange mais de 300 músculos, ou seja, o equivalente a 90% dos músculos são trabalhados em simultâneo, incluindo agonistas e antagonistas.

Para além disso as contracções musculares são de melhor qualidade e o trabalho é mais intenso e mais profundo, pois activa também uma maior quantidade de fibras musculares quando comparado com o treino convencional.

Desta forma e após vários estudos científicos apurou-se que 20minutos são o tempo ideal para levar a um melhor equilíbrio e resultado.

Sim pode.
O treino eBody pode ser complementado com outras actividades, mas é preciso estarem de acordo com o seu objectivo e com o seu programa de treino elaborado pelos nossos Personal Trainers.

Sim!

A eletroestimulação muscular imita o princípio natural da contração muscular, que é o resultado da interação entre o cérebro, o sistema nervoso central e o tecido muscular.

Usando um estímulo de baixa frequência para activar as contracções musculares, o seu Personal Trainer irá garantir um ajuste adequado às suas características individuais.

No entanto, não é recomendado para as seguintes condições: Gravidez, Pacemaker ou outros implantes eléctricos, Doenças agudas, tais como febre, infecções virais ou processos inflamatórios agudos.

Sim. No entanto, o nosso método de treino conciliado com os equipamentos mais inovadores do mercado de Eletroestimulação Muscular Integral da marca myoFX, garantem que consigamos os melhores resultados, comprovados com estudos de universidades de prestígio como a Universidade de Granada.

A maior parte dos produtos de eletroestimulação para uso doméstico são desenhados para trabalhar passivamente ou de forma individual.

De uma perspectiva técnica, a tecnologia eBody baseia-se num modo de impulso bipolar, o que permite toda a contração do músculo, enquanto que outros dispositivos de treino de EMS normalmente operaram usando um modo de impulso unipolar.

Os nossos equipamentos permitem-nos trabalhar em simultâneo mais de 300 músculos em simultâneo, conciliando exercícios orientados pelos nossos Personal Trainers levando a melhores resultados, mais eficazes e rápidos.

No entanto, a eBody é muito mais que tecnologia. Na eBody usufrui de privacidade, exclusividade, espaços e equipamentos premium, e principalmente de treino personalizado acompanhado por PTs certificados, experientes que garantem uma total personalização de toda a sua experiência, visando atingir os melhores resultados de forma eficiente e em total segurança.

Os estúdios eBody são especializados em treino de eletroestimulação muscular, com a garantia e formação nas melhores e mais inovadoras práticas a nível Mundial. Seguimos as recomendações e normas EMS de segurança, treino e estúdio.

Nós não oferecemos outro tipo de treino nos nossos estúdios.

Os nossos Personal trainer são certificados em Eletroestimulação Muscular Integral (EMS) e focados em conseguir que atinja os seus objectivos, orientado-o e garantido que tem benefícios em cada treino.

Os nossos estúdios e equipamentos são de última geração totalmente desenhados para garantir uma experiência única e exclusiva. Na eBody não precisa de se preocupar com toalhas nem equipamentos de treino, pois dispomos de tudo o que necessita.

Não.

Não há risco de apanhar um choque eléctrico porque o equipamento trabalha em baixa tensão usando uma fonte de alimentação externa.

Não.

Qualquer tipo de treino exige que saia da sua zona de conforto para alcançar resultados, mas nunca vai magoá-lo.

Sim

Um dos segredos do sucesso eBody é o trabalho simultâneo da eletroestimulação muscular com exercícios personalizados orientado pelos nossos Personal Trainers.

Nada, venha como está.

A eBody dispõe de tudo o que necessita, desde o conjunto de equipamento eBody, especialmente concebido para treino EMS, a toalhas de banho e treino.

Logo na 1ªsessão, vai sentir uma activação incomparável, pois os músculos serão activados a 100%, por consequência sentirá uma sensibilização física e depois de 1 ou 2 dias vai sentir uma rigidez muscular que é indicativo do processo de recuperação do corpo.

Depois de 4 sessões notará mais firmeza em todo o seu corpo e vai sentir-se mais forte.

Ao fim de 6 a 8 sessões vai notar uma tonificação do músculo, redução da gordura corporal (dependendo da sua dieta e do seu programa de treino) e essa diferença vai ser visível para os que o rodeiam.

 

Estudos científicos comprovam que dependendo do seu programa de treino e dos seus objectivos poderá esperar os seguintes resultados:

  • Aumento da Força
  • Aumento da resistência física
  • Aumento da velocidade
  • Diminuição da massa gorda e celulite
  • Tonificação muscular
  • Redução de dores de costas
  • Redução de perdas de urina (incontinência urinária)
  • Melhor qualidade de vida
  • etc.

É normal sentir rigidez e dores musculares após as primeiras sessões, pois irá trabalhar músculos profundos que dificilmente trabalhará com treino convencional.

No entanto, com a continuidade conseguirá recuperar cada vez mais rápido.

Sim, os nossos Personal Trainers ajustam a intensidade e frequência, de acordo com as suas características individuais, nível de condição física e seus objectivos.

Não há estudos que levem a acreditar que traz efeitos secundários, no entanto, não é recomendável.

Qualquer treino de alta intensidade não é recomendado durante a amamentação devido à possibilidade de mudanças no nível de ácido láctico que pode alterar a composição do leite materno.

No entanto, após ter alta do seu médico pode começar com o programa eBody Pós parto.

Pode sim. Aliás a eletroestimulação muscular teve origem na medicina e fisioterapia.

O treino não sobrecarrega as articulações permitindo trabalhar os músculos da parte do corpo lesada de forma eficiente.

Está cientificamente provado que o treino com eletroestimulação muscular pode ser eficaz para pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de aptidão física.

Temos programas para +50 anos, para recém mamãs a recuperar pós o parto e para atletas que pretendem melhorar o desempenho, sendo que a maioria dos nossos clientes procuram melhorar a sua condição física e ficar com o corpo ideal.

No entanto, não é recomendado para as seguintes condições:

  • Gravidez
  • Pacemaker ou outros implantes eléctricos
  • Doenças agudas, tais como febre, infecções virais ou processos inflamatórios agudos.
  • E para algumas condições médicas, pode ser necessário consentimento médico. Condições tais como: distúrbios circulatórios, acidente vascular cerebral aguda, trombose e doenças cardiovasculares, tendência para hemorragia ou hemofilia, diabetes mellitus, hérnia da parede abdominal ou hérnia inguinal, distúrbios graves neurológicas (como por exemplo epilepsia).

Não.

O treino com EMS tem sido extensivamente estudado ao longo das últimas décadas.

Para saber mais sobre os resultados de investigação click no link abaixo:
Estudos sobre a eletroestimulação de todo o corpo de baixa frequência

Pode sim!

Cada treino pode ocorrer com 2 pessoas em simultâneo, considerando que para algumas pessoas é mais motivador e divertido treinar com alguém que se conhece e nós recomendamos expressamente!

A EMS tem sido usada há décadas nas áreas de medicina desportiva e reabilitação.

Ao longo dos últimos 10 anos foram efectuadas imensas investigações na sua aplicação para o desempenho desportivo e aptidão geral, provando a sua eficácia científica.

No link abaixo poderá encontrar alguns dos resultados:
Estudos sobre a eletroestimulação de todo o corpo de baixa frequência

Existem vários programas nutricionais, mas só aquele que está de acordo com as suas características individuais é o ideal para si.

Com o DNA Metacheck saberá como adaptar a sua dieta e o seu treino às suas caraterísticas genéticas individuais de uma forma natural, saudável e personalizada.

Para saber mais aceda à nossa página DNA MetaCheck®

| Reserve a sua experiência eBody®

Preencha o formulário abaixo para reservar a sua experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€, ou apenas para esclarecer qualquer dúvida.