fbpx

LOMBALGIA COM OS DIAS CONTADOS. EMS NO COMBATE À DOR LOMBAR

A má postura, o sedentarismo, o envelhecimento e o excesso de exercício físico são algumas das principais causas da lombalgia. A eletroestimulação muscular pode ser uma forma eficaz de amenizar as dores comuns desta condição.

A lombalgia é a dor mais comum em Portugal, com cerca de 80% da população a ter um episódio pelo menos uma vez na vida. Vulgarmente conhecida como dor de costas, esta condição pode ter um grande impacto na qualidade de vida de uma pessoa, principalmente quando se torna crónica.

Dependendo da causa, os sintomas podem ser muito variados. A dor, assim como a sua intensidade, varia muito de pessoa para pessoa e pode irradiar para os membros inferiores. Se, por um lado, tende a melhorar na posição deitada ou em repouso, acentua-se com a posição sentada, de pé, com a flexão do tronco ou com o levantamento de pesos. 

Na maioria dos casos, a lombalgia é descrita como inespecífica por não se encontrar uma causa concreta. Ainda assim, este tipo de lesão pode ocorrer sobretudo em pessoas que exercem esforços físicos pesados ou que pratiquem desportos como futebol, corrida ou halterofilia. 

Um dado curioso é que costuma ser mais comum nas mulheres, devido à menor estatura, massa muscular e densidade óssea e à maior fragilidade das suas articulações.

Pode também ser consequente de problemas degenerativos do disco intervertebral ou articulações vertebrais posteriores, má postura, escoliose, sedentarismo, trauma violento, fraturas osteoporóticas ou envelhecimento.

Como tratar a dor lombar?

O tratamento da lombalgia depende sempre da causa e tem como principal objetivo o alívio da dor. Desta forma, os analgésicos, os anti-inflamatórios e os relaxantes musculares podem desempenhar um papel muito útil, mas devem sempre ser prescritos por um médico.

O uso de calor ou frio pode também ser importante, assim como alguns exercícios de extensão ou cardiovasculares, que ajudam a recuperar a mobilidade e a reforçar os músculos lombares. Neste seguimento, a eletroestimulação muscular pode mesmo ser uma grande aliada! A corrente elétrica de baixa frequência gera calor que alivia a rigidez, melhora a mobilidade e alivia a dor.

Este método permite trabalhar simultaneamente mais de 300 músculos e não requer o uso de uma elevada sobrecarga para desenvolver força e massa muscular. Na eBody, os exercícios são feitos só com o peso do corpo ou com acessórios como elásticos ou fitas de suspensão.

São vários os estudos que mostram que a eletroestimulação ativa músculos profundos da região lombar com excelentes resultados em apenas um mês. A frequência indicada é de apenas 20 minutos por semana – uma grande vantagem para quem tem uma vida muito agitada.

Se sofre de dores de costas constantes, esta pode ser a sua luz ao fundo do túnel. Nos estúdios eBody vai encontrar programas específicos para tratar e prevenir as dores lombares, atingindo melhorias significativas logo após as primeiras sessões.

Agende aqui a sua Experiência eBody e venha experimentar! 

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Fitness

eBody Bessa: 7 Anos de transformação e bem-estar

Em dezembro, o eBody Bessa faz 7 anos e queremos celebrar esta data com todos que fizeram parte desta jornada incrível! Sete anos a ajudar a transformar a saúde e o bem-estar de quem nos visita, e continuamos a crescer, sempre com a mesma missão: proporcionar uma experiência única, personalizada e eficaz.

Fitness

A eBody chegou a Gaia: O novo estúdio acaba de abrir as suas portas!

É oficial: a eBody atravessou a ponte e chegou a Gaia! Este novo espaço não só traz o conceito inovador de treino eBody, como também reforça o nosso compromisso em proporcionar uma experiência completa de bem-estar, que vai além dos ginásios tradicionais. Aqui vai poder encontrar treinos adaptados às suas necessidades físicas, com o apoio de uma equipa multidisciplinar composta por personal trainers e fisioterapeutas.