fbpx

Saúde e EMS-WB: E se o exercício físico fosse prescrito como remédio?

No dia 21 e 22 de maio, a eBody marcou presença na Edição 2022 do Congresso da Maia. Um convite lançado aos co-fundadores Gisela Lima e João Ferreirinha que decidiram abordar a importância do exercício físico como substituto à medicação.

O exercício físico é, muitas vezes, desvalorizado na ótica da saúde. Ainda há quem acredite  que a prática de exercício físico é exclusiva, somente, para a tonificação muscular ou para termos estéticos, mas a verdade é que é muito mais que isso. 

O exercício físico é um veículo essencial para potenciar a saúde, em qualquer faixa etária. Nesse sentido, a eBody é um excelente aliado. Graças ao nosso conceito de EMS-WB, os resultados são amplamente reforçados, pois quando se alia a contração muscular voluntária à contração muscular involuntária (EMS-WB) obtém-se os mesmos resultados do exercício convencional (sejam aeróbios, anaeróbios e/ou funcionais) com o benefício extra da eficiência. 

Ora veja:

  • Baixo risco de lesão devido ao facto de ser um trabalho de força muscular sem carga externa. 
  • Correção de desequilíbrios musculares, potenciando uma diminuição das dores das costas. 
  • O treino EMS alcança efeitos terapêuticos para o alívio dos desconfortos causados ​​pela incontinência urinária
  • Melhoraria do físico do corpo, do humor e vitalidade, bem como uma maior estabilidade corporal.

Perante tantos benefícios é impossível negar o poder do exercício físico como aliado na saúde. Assim, surge a seguinte questão: “deveria o exercício físico ser prescrito pelos médicos?”

A co-fundadora, Gisela Lima, reforçou que há evidências de que a inclusão do exercício físico na prescrição médica é um caminho viável para diminuir os níveis de sedentarismo da população em geral. 

Deste modo, a prescrição de exercício físico deve ser vista como um processo pelo qual se recomenda um programa de exercícios de forma sistemática e individualizada, segundo as necessidades e preferências de cada pessoa.

Não basta indicar que se deve fazer exercício. À semelhança de como se faz com qualquer outra medicação, é necessário especificar os aspectos quantitativos e qualitativos do exercício físico

Assim, o primeiro passo centra-se nos médicos. Os mesmos podem começar por aconselhar os pacientes a aproveitar os parques locais, mas também a procurar instalações de fitness e profissionais de exercício que possam fornecer apoio e orientação.

Paralelamente, podem também criar parcerias com profissionais capacitados e com organizações (como clubes de saúde e ginásios), bem como instalações que ofereçam programas especiais para indivíduos que podem não se sentir confortáveis em ginásios, como por exemplo programas baseados em evidências para idosos, pacientes com limitações físicas ou condições clínicas específicas.

Consegue imaginar se tudo isto fosse possível? Estaríamos perante uma população mais ativa, saudável e com mais energia, permitindo que as pessoas vivam durante mais tempo e com melhor qualidade. 

Na eBody, acreditamos que o nosso conceito é a chave para tudo! Devido a todas as nossas caraterísticas diferenciadoras, proporcionamos um treino especializado com múltiplas vantagens: acompanhamento personalizado, exclusividade, privacidade, segurança, entre tantos outros. 

Marque já a sua experiência eBody e junte-se à próxima geração do fitness!

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Lifestyle

VELHOS SÃO OS TRAPOS! ELETROESTIMULAÇÃO NO COMBATE À SARCOPENIA

A eletroestimulação muscular na terceira idade tem inúmeros benefícios. Além de combater os efeitos do envelhecimento na condição física, trata-se de um treino sem carga articular, sem risco de lesão e sem carga externa, o que reduz a probabilidade de se lesionarem durante o treino.

Lifestyle

A SUA SAÚDE CHAMA POR SI!

São vários os estudos científicos que confirmam que qualquer atividade física pode ajudar a alterar os padrões de humor e bem-estar. A pensar na sua saúde, física e mental, a eBody tem um desafio para si. Aceita?

Lifestyle

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE: 5 HÁBITOS QUE FARÃO TODA A DIFERENÇA

Com a chegada do tempo mais frio, torna-se importante reforçar a imunidade do nosso organismo. Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunitário em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças.

Lifestyle

ANIVERSÁRIO EBODY: UMA MARCA SÓLIDA

6 anos depois do início desta história, entramos numa fase de consolidação. Com sete estúdios espalhados pelos dois principais distritos de Portugal, Lisboa e Porto, somos hoje uma comunidade consistente que, mesmo assim, nunca pára de crescer.