A Hipertensão Arterial não escolhe idades. Uma patologia silenciosa que afeta milhares de portugueses. Atualmente, a prevalência de hipertensão arterial na população portuguesa é de 42.1% (fonte CUF).
Deste modo, há a necessidade de reverter este panorama, mas como? Vamos por partes…em primeiro lugar, é importante perceber o que é a hipertensão arterial?
Definição
Geralmente, considera-se estar na presença de hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9) (fonte SNS24).
O risco de hipertensão arterial alta está diretamente relacionado com o perigo de ocorrência de outras doenças, tais como AVC, angina de peito, enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca, etc.
Causas
Para a prevenção desta patologia é determinante também averiguar quais as principais causas associadas. A obesidade, o excesso de consumo de sal, o stress e a inatividade física são algumas das condições que podem estar na origem da hipertensão arterial.
Assim, a hipertensão arterial elevada é o reflexo direto dos hábitos de vida de cada pessoa.
Diagnóstico e Prevenção
Assim, se for uma pessoa com hipertensão elevada, é importante ter em consideração quais as medidas de prevenção.
- Em primeiro lugar, um dos primeiros passos consiste na regular monitorização. Deste modo, é importante medir a pressão arterial, através de um aparelho de medidores de tensão.
- Seguidamente, é necessário alterar hábitos alimentares. Tal como falado, a hipertensão arterial está diretamente relacionada aos nossos consumos diários. Se é uma pessoa que fuma, que tem uma alimentação à base de excesso de sal e álcool, talvez esteja na hora de mudar estes hábitos.
- Opte por realizar exercício físico. A verdade é que o exercício físico é um aliado importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. Aliás, em casos de pressão arterial ligeira, o exercício físico pode até normalizar os valores, sem necessidade de recorrer a medicação.
Isto acontece porque a pressão arterial tende a baixar a seguir ao treino: a chamada hipotensão pós-exercício.
No final de tudo, o exercício físico é o “remédio” mais eficaz a longo prazo, pois potencia a saúde de cada indivíduo, contribuindo para a perda da massa gorda, mas também para a diminuição da gordura visceral.
Deste modo, o que está à espera? Junte-se à eBody!
Aqui valorizamos tudo ao pormenor. Por isso, em todos os nossos estúdios, medimos regularmente a pressão arterial dos nossos sócios de forma a obter um maior conhecimento sobre a saúde de cada um.
Para além disso, tendo em conta as especificidades de cada atleta, adaptamos o plano de treino de forma a ir ao encontro do que precisa. Sabemos tudo sobre si e sobre o seu corpo, respeitando o seu tempo e as suas necessidades.
Ainda precisa de mais motivos para marcar a sua experiência? Para além de respeitarmos a sua saúde, respeitamos o seu tempo. Connosco precisa apenas de 20 minutos da sua semana.
Junte-se a nós!
#poweryourlife