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AO CUIDAR DO MEU CORPO… CUIDO DA MINHA SAÚDE MENTAL!

As férias terminaram e está na hora de retomar a rotina, mas não sem um grande aliado do seu lado! O exercício físico é o melhor amigo da nossa saúde mental, ajudando-nos a gerir situações stressantes e proporcionando uma melhor oxigenação do cérebro. No fundo, 20 minutos por semana podem mesmo equivaler à toma de um antidepressivo ligeiro.

No regresso das férias, o dia-a-dia pode ser bastante stressante e algo assustador. Os dias começam a ficar mais frios e curtos, o trabalho exige mais de nós, os filhos pedem atenção extrema numa fase de regresso às aulas e acabamos facilmente por nos esquecermos do mais importante: o nosso bem-estar.

Encontrar 20 minutos no meio de toda a correria para se dedicar à prática de exercício físico vai muito além do corpo: é um investimento na sua saúde mental e na prevenção de condições graves como a síndrome de Burnout.

Estudos mostram que o exercício físico tem demonstrado ser um excelente coadjuvante na minimização dos sintomas desta doença, dado que diminui a ansiedade, a depressão e melhora a autoestima do paciente. 

A prática física previne vários comprometimentos funcionais ligados a uma hiperativação do sistema nervoso simpático, que é acionado em situações de stress. É por isso que é tão importante cuidar da sua mente tanto quanto do seu corpo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são vários os fatores sociais, psicológicos e biológicos que determinam a nossa saúde mental. Certo é que, independentemente da causa, não há saúde sem uma mente saudável, um dos pilares da vida e do bem-estar humano que não deve ser descurado.

O exercício físico e a saúde mental estão intimamente ligados. Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e stress, uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde com custos consideravelmente inferiores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas.

A prática regular de exercício físico potencia a segregação de endorfinas, dopamina e serotonina, três neurotransmissores essenciais à estabilização do humor e da energia. No meio de um dia agitado, este pode ser o segredo para se sentir melhor consigo mesmo! 

É extremamente importante parar, relaxar e cuidar de nós. Para isso, nada melhor do que investir 20 minutos da sua semana na sua saúde. Na eBody, não trabalhamos apenas o corpo: o bem-estar mental é também uma componente que merece a nossa atenção e dedicação.

Pense em si, reserve a sua experiência eBody e venha relaxar connosco. Uma vida saudável e uma mente são estão facilmente ao seu alcance.

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