Comer ou pesticar algo antes de dormir pode parecer uma necessidade para aguentar até de manhã – mas a nível metabólico não é. Ainda assim, não muda aquela vontade de se sentir saciado ao deitar e ao contrário dos vários mitos, não é necessariamente contraindicado.
Depende muito do que comer, pois as suas escolhas podem estar a contribuir para as noites mal dormidas ou a dificuldade em manter o seu peso corporal.
Durante a noite, a sua atividade metabólica muda. Enquanto que, durante o dia esta está programada para o movimento e performance, durante a noite entra em modo de regeneração. O nosso metabolismo abranda e a nossa própria digestão também. Logo, convém não abusar!
Como ser um “midnight snacker” saudável?
Não se sinta mal por precisar de uma pequena ceia antes de se deitar, mas faça-a da melhor forma.
O óbvio é afastar-se de alimentos pesados, de difícil digestão, calóricos ou energéticos – vai estar a dormir, logo a energia não vai ser gasta nem as calorias queimadas (correr em sonhos não conta).
Em contrapartida, procurar alimentos com propriedades calmantes e proteicas é o ideal na hora de “assaltar” o frigorífico.
Quando atacar a sua cozinha durante a noite procure por estes alimentos saudáveis:
- Gelatina: snack leve e baixo em calorias. O seu sabor doce combate a vontade de atacar os outros doces do frigorífico. As suas proteínas ajudam a controlar o apetite. Só vantagens!
- Chá: não é novidade as suas propriedades calmantes. Opte pelo chá de cidreira, erva doce ou camomila. Não faça batota ao colocar açúcar!
- Atum: as conservas de atum não são apenas um alimento rico em nutrientes de grande benefício para o organismo, são fáceis e rápidas de preparar. Durante a noite não vai querer ter trabalho certo?
- Queijo branco: contém proteínas magras que garantem maior saciedade.
- Leite desnatado: baixo em calorias e gorduras.
Iogurte com aveia: o iogurte tem todos os benefícios do leite, e a aveia é rica em vitamina B6. Esta vitamina aumenta ainda mais o efeito do triptofano – aminoácido essencial envolvido na produção de serotonina, uma substância que exerce um efeito relaxante que ajuda a regular o sono e pode ainda ajudar na perda de peso.
Frutos secos: ingeridos em pequenas quantidades, ajudam a elevar o metabolismo durante a noite, tendo ainda um papel importante num sono tranquilo.
Omelete de clara de ovos: pode não lhe apetecer cozinhar, mas é uma ótima fonte de proteína animal. Além de ser digerido rapidamente, evita que o corpo entre em estado de catabolismo (perda de massa magra) durante a noite.
A fruta é sempre uma boa opção e é só descascar, ou lavar. Só não caia no erro de achar que qualquer uma é indicada para uma hora mais tardia.
As opções mais saudáveis são:
- Laranja: contém vitamina B6 que ajuda a formar as substâncias que são calmantes.
- Maracujá: tem um efeito calmante que o irá ajudar a dormir melhor. Pode também associar os seus benefícios aos do leite, fazendo um pequeno batido.
- Uva: fornece melatonina, que é uma das principais hormonas do sono.
- Banana: ótima para ser consumida à noite, pois o seu teor de magnésio age no organismo como um relaxante muscular natural, o que facilita a chegada do sono.
Como pode ver, existem formas de tornar a sua ceia saudável e controlar aqueles desejos noturnos. Agora já pode “assaltar” o frigorífico sem remorsos!
Siga estas dicas e durma bem, mas acorde ainda melhor!