fbpx

Doces de Natal? Yes, please!

Mais um Natal e a mesma preocupação? Descubra como manter uma dieta saudável e desfrutar de uma época natalícia livre de culpas.
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Natal é uma época de autênticas tentações, verdade? Na eBody, acreditamos que pode manter uma alimentação saudável e tirar proveito de uma das maravilhas desta época: os doces. É verdade, existem diversas alternativas saudáveis às sobremesas de Natal. No artigo de hoje, vamos partilhar consigo duas receitas que não pode perder:

 

Rabanadas no forno

Soa estranho…nós sabemos! Nunca tinha ouvido falar em rabanadas que não fossem fritas, não é?! Mas, se alterar, não só alguns ingredientes como também o modo de confeção, este prato altamente calórico será finalmente aceitável para a sua dieta.

Ingredientes:

  • 7 fatias de pão integral;
  • 1 chávena de chá de leite magro;
  • 1 colher chá de essência de baunilha;
  • 2 colher de sobremesa de açúcar;
  • 3 colher de sopa de água;
  • 1 ovo;
  • Açúcar q.b.;
  • Canela em pó q.b.

Preparação: 

  1. Comece por pré aquecer o forno a 180º e forrar um tabuleiro com papel vegetal;
  2. Numa taça, misture o açúcar, a baunilha e o leite. Paralelamente, numa taça à parte, bata o ovo (gema e a clara), adicione a água e bata novamente até obter uma mistura homogénea;
  3. Em terceiro lugar, mergulhe rapidamente cada fatia de pão na taça do leite e, de seguida, na taça do ovo;
  4. No tabuleiro, leve as fatias ao forno. Ao fim de 4 minutos vire as mesmas e deixe-as ficar por mais 8 minutos;
  5. Quando terminar o tempo, retire do forno, misture a canela com o açúcar e polvilhe as rabanadas.

 

Aletria

Um prato que à primeira vista parece inofensivo, mas é um verdadeiro vilão para aqueles que querem reduzir o consumo de alimentos gordos. No entanto, não há nada como trocar as voltas à receita para torná-la uma sobremesa saudável e extremamente saborosa.

Ingredientes:

  • 50 g stevia;
  • 150 g aletria;
  • 500 ml leite magro;
  • 500 ml água;
  • 1 pitada de sal refinado;
  • 1 pau de canela;
  • 1 casca de limão;
  • 3 gemas de ovos caseiros.

Preparação:

  1. Em primeiro lugar coloque num tacho, a lume, a água, o sal, o leite, o pau de canela e a casca de limão. Assim que ferver, adicione o açúcar e a aletria partida;
  2. Durante a cozedura da aletria, vá mexendo a mesma com um garfo de forma a separar os fios. Assim que esta estiver al dente, desligue o lume e aguarde 1 minuto;
  3. Numa taça à parte bata as gemas até obter uma mistura homogénea;
  4. De seguida, verta lentamente as gemas em fio para o tacho enquanto mexe a aletria. Deixe cozer mais uns segundos, em lume brando, sem parar de mexer e, sem deixar ferver, no fim, desligue o lume.

 

Quando terminar vai reparar que o resultado ainda está muito líquido: não se preocupe. Deixe a aletria absorver o líquido todo e coloque no prato para servir polvilhada com canela.

 

Esperemos que este artigo tenha ajudado! Agora já sabe: é possível cuidar da sua alimentação enquanto celebra um Natal livre de preocupações!  Agora, só lhe resta desfrutar destas saborosas sobremesas. Boas Festas!

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Lifestyle

Horóscopo 2022: que tipo de pessoa é a treinar?

Gostava de saber o que o seu Horóscopo tem a dizer sobre a sua forma de treinar? Neste artigo, partilhamos consigo as suas perspetivas de treino para 2022 de acordo com o seu signo.

Nutrição

Doces de Natal? Yes, please!

Mais um Natal e a mesma preocupação? Descubra como manter uma dieta saudável e desfrutar de uma época natalícia livre de culpas.

Lifestyle

4 horas e 30 de telemóvel = 13 treinos eBody

Já deu por si a tentar encaixar um treino essencial na sua agenda sem sucesso? Leia o artigo e descubra qual a nossa sugestão para resolver este problema.

Nutrição

Já conhece o teste de DNA Metacheck?

Conhecer o nosso corpo e metabolismo é fundamental para se iniciar a jornada no mundo saudável. Saiba qual o melhor caminho para si através do teste MetaCheck.