Dentro das tendências anunciadas, realçamos a importância da especialização de profissionais da área do fitness, que se assumirá cada vez mais como requisito obrigatório. Também os treinos cardiovasculares perdem terreno para os treinos funcionais e de resistência muscular que fazem parte das principais tendências para este ano.
Importante também destacar a tecnologia, que cada vez mais se alia ao exercício físico e à promoção da saúde, aparecendo em primeiro lugar no ranking:
1. Tecnologia wearable
Engloba todo o tipo de equipamento tecnológico vestível e dispositivos electrónicos inteligentes que podem ser incorporados à roupa ou usados no corpo como implantes ou acessórios.
2. Treino em grupo
Segundo a publicação, treinar com companhia ajuda a motivar os participantes.
3. HIIT
Numa era que a falta de tempo é cada vez mais desculpa para não incluir bons hábitos nas rotinas do dia a dia, os treinos curtos, como os treinos de alta intensidade intervalados são uma solução eficiente, uma vez que têm duração máxima de 30 minutos.
4. Programas para idosos
As pessoas estão a viver cada vez mais e a permanecer saudáveis e ativas por muito mais tempo, é importante adaptar o treino para atender esse público.
5. Treino com o peso do próprio corpo
Económico e funcional, praticável em qualquer lugar e muito eficaz, é um tipo de treino que vem ganhando cada vez mais espaço.
6. Profissionais certificados
Com as variadas atividades que vão surgindo a formação especializada é uma necessidade de todos os profissionais.
7. Yoga
Apesar de ser uma tradição antiga, mantém-se como tendência pelos seus inúmeros benefícios.
8. Treino orientado por um Personal Trainer
Treinar com um profissional capacitado e experiente faz toda a diferença, principalmente no que respeita à realização de um plano individualizado e seguro.
9. Treino funcional
Melhorar resistência, postura, força e flexibilidade usando movimentos naturais do dia a dia ajuda a melhorar a qualidade de vida.
10. Exercício como tratamento de doenças
A completar o top 10 de tendências fitness para 2019 surge uma iniciativa global de saúde chamada “Exercise is medicine”, em que a medicina acolhe o exercício físico como um verdadeiro remédio, sendo cada vez mais comum os médicos prescreverem tratamentos ligados a exercícios e a atividade física como forma de prevenção e tratamento para algumas doenças. Além disso, a iniciativa reconhece os profissionais do exercício físico como parte da equipa de assistência médica em suas comunidades locais, encorajando os médicos a encaminhar os seus pacientes para os profissionais mais capacitados para prescrever e adaptar o exercício físico.