No mês da consciencialização da Saúde Mental, torna-se importante mencionar as vantagens do exercício físico para a mente.
Sabia que, em países como o Canadá, a prescrição de tratamento para pessoas com transtorno ligeiro de depressão ou ansiedade consiste num programa de ação de 12 semanas baseado num plano alimentar, num plano de atividade física e em aulas de mindfulness?
Tal facto, só vem comprovar o que vários estudos defendem: uma dose moderada e regular de exercício físico pode melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
Deste modo, o exercício físico assume-se como um promotor de bem-estar, capaz de:
- Ajudar a baixar o nível de hormonas relacionadas com o stress;
- Potenciar uma melhor oxigenação do cérebro;
- Baixar os níveis de cortisol e regular a ansiedade;
- Promover a auto-confiança;
- Incentivar a uma maior socialização;
- Ajudar na preservação da qualidade das ligações neuronais, o que é bom para a memória, concentração e novas aprendizagens.
Exercício físico = saúde mental
O exercício físico é um tratamento anti-stress natural. Alguma vez já se sentiu a ficar com os músculos tensos por causa do stress? A atividade física pode ajudar não só a aliviar essa tensão corporal como também alguns dos sintomas de depressões moderadas, ansiedade e stress, tal como a fadiga e a falta de energia.
Além disso, a atividade física é conhecida por libertar endorfinas que podem energizar o cérebro, contribuindo para uma melhor disposição. Por fim, o exercício físico também pode servir como uma distração de pensamentos negativos, ou seja, um espaço de alívio mental.
Agora que conhece todas as vantagens do exercício físico na saúde mental, só precisa de começar a treinar!
Marque já a sua experiência na eBody!
#poweryourlife