fbpx

Mente Sã em Corpo São

Quantas vezes ouviu esta expressão em toda a sua vida? Tão antiga quantos os seus avós, ou até na escola os professores apregoavam este lema.
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Esta dinâmica corpo-mente é muitas vezes esquecida no dia-a-dia. Quantas vezes já ouviu dizer que o exercício físico é bom para “espairecer” ou para aliviar o stress?

Diversos estudos revelam que pessoas que praticam exercício físico regularmente apresentam menos sintomas de depressão, ansiedade, mau humor e insónias, do que pessoas que são sedentárias. Este facto traz uma nova importância ao complemento de uma vida saudável e activa. Estes efeitos devem-se a um aumento dos níveis de serotonina no nosso organismo, provocado pela prática de atividades físicas.

Serotonina? É o quê?
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando a qualidade do sono, o apetite, a sensibilidade à dor, o humor, ansiedade, o ritmo cardíaco e a temperatura corporal.

É curioso, a serotonina faz parte do mecanismo de ação de inúmeros medicamentos antidepressivos, dado que a falta deste neurotransmissor é uma das principais causas da depressão, sendo comum a prescrição da prática regular de exercício físico a pessoas com quadros de ansiedade e depressão.

Como aumentar os níveis de serotonina no organismo?
Alimentação – tendo por base uma dieta rica em triptofano, que é um precursor da serotonina, como as carnes magras, leite e derivados, banana, chocolate preto, cereais integrais, abacate e nozes;
Exercício físico – praticado com regularidade.

Segundo o neurofisiologista Ricardo Mário Arida, da Unifesp, “a prática de exercícios físicos aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar no indivíduo”.

Conclusão, para ser mais feliz, mexa-se!

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Fitness

O regresso do eBody Home (bem) acompanhado!

Treinar em casa com o eBody Home Acompanhado: “O que é?”, “Quem acompanha o meu treino?”, “Quais são os benefícios?”, “Como marco os treinos individualizados online?”. Explicamos-lhe tudo neste artigo.

Fitness

Janeiro, o mês do Detox!

Janeiro é o mês dos recomeços e, por várias pessoas, é também considerado o mês do Detox. Hoje partilhamos consigo 4 estratégias para fazer uma verdadeira desintoxicação do organismo integrada num estilo de vida saudável.

eBlog

Last Call: os presentes de Natal eBody

O Natal está mesmo à porta! Depois de um ano tão desafiante como 2020, chega a altura de celebrar e “respirar” um pouco. Já sabe o que vai oferecer este ano? Na eBody, temos uma sugestão.

Fitness

Guess Who com Mariana Machado

Colocámos um desafio à nossa atleta Mariana, que aceitou com coragem: 20 questões de aquecimento antes de 20 minutos de treino!