Esta dinâmica corpo-mente é muitas vezes esquecida no dia-a-dia. Quantas vezes já ouviu dizer que o exercício físico é bom para “espairecer” ou para aliviar o stress?
Diversos estudos revelam que pessoas que praticam exercício físico regularmente apresentam menos sintomas de depressão, ansiedade, mau humor e insónias, do que pessoas que são sedentárias. Este facto traz uma nova importância ao complemento de uma vida saudável e activa. Estes efeitos devem-se a um aumento dos níveis de serotonina no nosso organismo, provocado pela prática de atividades físicas.
Serotonina? É o quê?
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando a qualidade do sono, o apetite, a sensibilidade à dor, o humor, ansiedade, o ritmo cardíaco e a temperatura corporal.
É curioso, a serotonina faz parte do mecanismo de ação de inúmeros medicamentos antidepressivos, dado que a falta deste neurotransmissor é uma das principais causas da depressão, sendo comum a prescrição da prática regular de exercício físico a pessoas com quadros de ansiedade e depressão.
Como aumentar os níveis de serotonina no organismo?
Alimentação – tendo por base uma dieta rica em triptofano, que é um precursor da serotonina, como as carnes magras, leite e derivados, banana, chocolate preto, cereais integrais, abacate e nozes;
Exercício físico – praticado com regularidade.
Segundo o neurofisiologista Ricardo Mário Arida, da Unifesp, “a prática de exercícios físicos aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar no indivíduo”.
Conclusão, para ser mais feliz, mexa-se!