Equilibrar a energia nunca foi tão importante
Podemos falar da importância da atividade física e do exercício físico regular para quem quer se sentir bem no dia-a-dia. No entanto, e como tudo, deve existir um equilíbrio presente. Não se pode esquecer de por vezes desligar ou permitir-se fazer rigorosamente nada.
O descanso é também ele um pilar para uma vida saudável e muitas vezes subestimado. A falta de descanso traz consequências menos positivas quer a nível físico, quer mental.
1) Redução das capacidades mentais: vários estudos demonstraram uma relação direta entre a falta de sono e a diminuição de alguns processos psicológicos de forma temporária, como a inteligência, a atenção ou a memória;
2) Problemas de saúde: dormir poucas horas aumenta de forma significativa o risco de sofrer de várias doenças, como por exemplo diabetes, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, hipertensão, etc.;
3) Diminuição da sensação de bem-estar: a falta de descanso fará com que o seu dia seja muito mais complicado e menos produtivo.
Além de ficarmos bem mais felizes depois de uma noite bem dormida, uma tarde no sofá a relaxar ou um passeio tranquilo, vai ajudar-nos a ter mais disposição para aquelas tarefas às vezes chatas da vida diária.
Durante as refeições, abstraia-se das tecnologias, coma devagar e aprecie a companhia. Tente não se deitar tarde se acorda cedo, óbvio não é? Mas é verdade, durma pelo menos 7 a 8 horas por dia e vai notar a diferença.
Por último, se possível, tente todos os dias fugir à sua rotina diária – seja de que forma for, vai valer a pena!