Guess Who Mónica Mozes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Na rúbrica Guess Who deste mês, Mónica Mozes, médica e cliente eBody, fala-nos um pouco do que podemos fazer para ter uma boa sáude e do que para si, são os dois pilares fundamentais para nos sentirmos bem.
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ter especial atenção ao cuidar de si, nunca foi tão necessário como nos dias de hoje. O ritmo de vida que se leva hoje em dia, potencia o stress e o desgaste físico e mental. Assim como, a alimentação não equilibrada, a falta de descanso, ou até mesmo a escassez de tempo para praticar exercício físico. 

Mónica Mozes, é médica e cliente eBody, e veio nos explicar que “não podemos cruzar os braços e esperar que os outros façam as coisas por nós, temos de investir no nosso bem-estar.”  Para Mónica, tal investimento, faz-se através de dois pilares fundamentais para uma boa saúde. 

Tão simples e tão necessários: alimentação e exercício físico

Desde pequenos, que sabemos a importância de uma boa alimentação quando as nossas mães nos mandavam comer a sopa e os legumes todos. Ao crescermos, continua a ser igualmente importante manter a atenção nas nossas refeições, mesmo que, não seja a nossa mãe a dizer. Uma alimentação equilibrada e variada tem um pouco de tudo: proteínas, vitaminas, minerais, hidratos de carbono e gorduras em quantidade equilibrada. Não esquecendo, de reduzir o sal, o açúcar e aqueles alimentos processados que sabem tão bem, mas fazem tão mal.

Para Mónica, respeitando a famosa roda dos alimentos, “podemos assim evitar as suplementações vitamínicas tantas vezes sugeridas por muitas pessoas. Claro que existem sempre exceções, mas esses casos têm de ser debatidos com o seu médico.”

E já reparou no que está no centro da roda dos alimentos? A água. Essa nossa amiga que muitas vezes é subestimada, apesar de ser um dos principais constituintes do corpo amigo. Como a médica costuma dizer, “um carro não anda sem combustível e neste caso a água é o nosso combustível. Nos meses frios é comum ouvir dizer “não tenho sede”, “está muito frio para beber água”, “não me apetece”, mas mesmo no inverno o nosso corpo precisa de água para funcionar bem.” 

Por esquecimento, por não gostar, não importa. Se for esse último caso, pode fazer um chá quente agora no Inverno. Colocá-lo numa garrafa térmica e durante o dia vai-se hidratando e aquecendo – é uma das formas de ingerir água. Tem mesmo de ingerir água para ajudar a garantir o bom funcionamento do seu corpo.

Dr.Mónica Mozes, rúbrica Guess Who

O 2º pilar referido por Mónica é o exercício físico. Não é novidade a relevância da atividade física nas nossas vidas, e é uma noção que nos acompanha desde pequenos. O exercício físico é essencial para nosso bem-estar físico, mas igualmente necessário ao nosso bem-estar mental e psíquico. Como médica, já perdeu a conta às desculpas que já ouviu para justificar a falta de atividade.

Nas palavras de Mónica, “para quem não costuma ou não gosta de praticar exercício físico é normal ouvir a frase “já corro tanto de um lado para o outro o dia todo, por isso não preciso de fazer mais exercício físico”. Nessa situação em concreto, esse “exercício” não conta porque é composto por múltiplas paragens e não dá tempo para o “motor aquecer”.

Além de aquecer o seu corpo, o exercício físico permite-lhe abstrair-se do seu dia, das preocupações do trabalho ou das coisas que tem de fazer em casa. Permite-lhe respirar um pouco em paz, focar em si e divertir-se. Não arranja tempo para isso? A Mónica não tem dúvidas que praticar exercício físico com regularidade é possível mesmo para quem não tem tempo, (veja o conceito eBody de que a médica é cliente). A médica acredita que“a prática da atividade física dentro da nossa rotina diária, ajuda a rejuvenescer, melhora a autoestima e faz-nos sentir bem com nós mesmos.” 

Tempo de frio, menor mobilidade, doces de Natal e mais. Tenha especial atenção ao que o seu corpo lhe vai dizendo. 

Estabelecer hábitos e rotinas saudáveis no seu dia-a-dia pode ser um desafio, mas a saúde e o bem-estar que vai encontrar na linha da meta, vão valer muito a pena.

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Guess Who

Guess Who com Álvaro Magalhães

Álvaro Magalhães é aluno do eBody Antas e é o espelho da eficácia dos resultados obtidos com os treinos de eletroestimulação. Começou este percurso com algum ceticismo, mas os 10kgs que perdeu em apenas 10 semanas, rapidamente o fizeram render-se ao conceito.

Saúde

Sofre de Dores de Costas?

Se sente constantemente dores de costas fique sabendo que não é caso único. Um estudo recente indica que sete em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. Saiba como a eBody pode ajudar.

Fitness

Power your Bikini Zone

O verão está mesmo a chegar e, mais do que nunca, aumenta a vontade de melhorar a sua condição física. Veja as sugestões da nossa Personal Trainer, Inês França.