fbpx
Logotipo eBody

Sou “midnight snacker” e então?

Existem muitos mitos e opiniões sobre se devemos ou não comer antes de dormir. Se lhe sabe bem, não tem mal nenhum em ser um "midnight snacker", mas saiba como sê-lo da melhor forma, com equilíbrio e escolhendo os alimentos mais indicados. Nem tudo o que tiver no frigorífico será opção, por isso veja aqui o que é.

Comer ou pesticar algo antes de dormir pode parecer uma necessidade para aguentar até de manhã – mas a nível metabólico não é. Ainda assim,  não muda aquela vontade de se sentir saciado ao deitar e ao contrário dos vários mitos, não é necessariamente contraindicado.

Depende muito do que comer, pois as suas escolhas podem estar a contribuir para as noites mal dormidas ou a dificuldade em manter o seu peso corporal.

Durante a noite, a sua atividade metabólica muda. Enquanto que, durante o dia esta está programada para o movimento e performance, durante a noite entra em modo de regeneração. O nosso metabolismo abranda e a nossa própria digestão também. Logo, convém não abusar!

Como ser um “midnight snacker” saudável?

Não se sinta mal por precisar de uma pequena ceia antes de se deitar, mas faça-a da melhor forma. 

O óbvio é afastar-se de alimentos pesados, de difícil digestão, calóricos ou energéticos – vai estar a dormir, logo a energia não vai ser gasta nem as calorias queimadas (correr em sonhos não conta). 

Em contrapartida, procurar alimentos com propriedades calmantes e proteicas é o ideal na hora de “assaltar” o frigorífico. 

Quando atacar a sua cozinha durante a noite procure por estes alimentos saudáveis: 

  • Gelatina: snack leve e baixo em calorias. O seu sabor doce combate a vontade de atacar os outros doces do frigorífico. As suas proteínas ajudam a controlar o apetite. Só vantagens!
  • Chá: não é novidade as suas propriedades calmantes. Opte pelo chá de cidreira, erva doce ou camomila. Não faça batota ao colocar açúcar!
  • Atum: as conservas de atum não são apenas um alimento rico em nutrientes de grande benefício para o organismo, são fáceis e rápidas de preparar. Durante a noite não vai querer ter trabalho certo?
  • Queijo branco: contém proteínas magras que garantem maior saciedade.
  • Leite desnatado: baixo em calorias e gorduras.
  • Iogurte com aveia: o iogurte tem todos os benefícios do leite, e a aveia é rica em vitamina B6. Esta vitamina aumenta ainda mais o efeito do triptofano – aminoácido essencial envolvido na produção de serotonina, uma substância que exerce um efeito relaxante que ajuda a regular o sono e pode ainda ajudar na perda de peso.

  • Frutos secos: ingeridos em pequenas quantidades, ajudam a elevar o metabolismo durante a noite, tendo ainda um papel importante num sono tranquilo.

  • Omelete de clara de ovos: pode não lhe apetecer cozinhar, mas é uma ótima fonte de proteína animal. Além de ser digerido rapidamente, evita que o corpo entre em estado de catabolismo (perda de massa magra) durante a noite.

Laranja e Banana como lanche noturno

A fruta é sempre uma boa opção e é só descascar, ou lavar. Só não caia no erro de achar que qualquer uma é indicada para uma hora mais tardia.

As opções mais saudáveis são:

  • Laranja: contém vitamina B6 que ajuda a formar as substâncias que são calmantes.
  • Maracujá: tem um efeito calmante que o irá ajudar a dormir melhor. Pode também associar os seus benefícios aos do leite, fazendo um pequeno batido. 
  • Uva: fornece melatonina, que é uma das principais hormonas do sono.
  • Banana: ótima para ser consumida à noite, pois o seu teor de magnésio age no organismo como um relaxante muscular natural, o que facilita a chegada do sono.

Como pode ver, existem formas de tornar a sua ceia saudável e controlar aqueles desejos noturnos. Agora já pode “assaltar” o frigorífico sem remorsos!

Siga estas dicas e durma bem, mas acorde ainda melhor!

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Fitness

Uma solução mágica para a hipertrofia muscular

A procura pela hipertrofia muscular é um objetivo comum dos amantes de fitness e atletas. O aumento da massa muscular proporciona diversos benefícios, tais como melhoria da força, resistência, postura e até mesmo da autoestima. Mas será que existe uma solução mágica para alcançar esse objetivo? 💪

Fitness

Conheça a Joana Teles: Um exemplo de determinação e disciplina

No agitado mundo da televisão e do desenvolvimento pessoal, conseguir equilibrar com maestria as múltiplas facetas da vida é uma tarefa difícil. No entanto, Joana Teles não é apenas uma apresentadora de renome na RTP, mas também uma empreendedora visionária e defensora do bem-estar pessoal.

Fitness

eBody e saúde mental: como poderá o nosso treino ajudar no bem-estar emocional?

No universo agitado e acelerado em que vivemos, a procura pelo equilíbrio entre corpo e mente tornou-se mais crucial do que nunca. A pressão do quotidiano e os desafios constantes podem desencadear um impacto significativo na nossa saúde mental e, por isso, o exercício físico e a eBody desempenham um papel transformador no bem-estar emocional.

Fitness

Inchaço abdominal: como é que eBody pode ajudar?

Inchaço abdominal, desconforto e pior… Dores. Sentirmos que não há forma de fazer este inchaço desaparecer é algo muito comum, mas a resposta pode estar mais próxima do que imagina. Com um simples treino nos estúdios eBody pode eliminar este inchaço abdominal e levar a sua vida do 0 ao 80. 🤩