Sabemos que manter o foco pode ser um processo complicado! Os docinhos depois do almoço, a sobremesa no final do jantar, entre outras coisas são alguns dos obstáculos que dificultam o cumprimento de uma alimentação equilibrada.
No nosso artigo de hoje, partilhamos 5 estratégias essenciais para controlar a gula e a vontade incessante de comer.
Dica #1 – Evite alimentos que podem desencadear excessos
Todos temos determinados alimentos que temos tendência a exagerar. Seja um pacote de bolachas, seja até um snack mais calórico, a verdade é que é importante identificar a fonte do problema.
Por isso, procure identificar quais são estes alimentos e evite comprá-los. Em alternativa, procure colmatar a falta destes alimentos com opções mais saudáveis, tais como fruta, snacks práticos (cajus, nozes, etc.), panquecas de aveia, entre outros.
Dica #2 – Antes das refeições, consuma alimentos ricos em fibras
Uma forma de evitar deslizes alimentares passa pelo consumo de alimentos ricos em fibras. Graças às suas propriedades, os alimentos como frutas, cereais e até leguminosas promovem um sentimento de saciedade.
Dica #3 – Evite comer diretamente do recipiente.
Quantas vezes, abriu um pacote de bolachas e deu por si a terminá-lo logo? A verdade é que comermos diretamente do recipiente pode levar a que se consuma em excesso. Deste modo, o ideal é retirar uma porção equilibrada e arrumar, de imediato, o resto. É como se costuma dizer: “longe da vista, longe do coração”…ou melhor dizendo, da boca!
Dica #4 – Estabilize os níveis de açúcar no sangue
Sabia que ao consumir alimentos com alto índice glicémio está a provocar flutuações no seu sangue? Flutuações que, por sua vez, podem provocar fome e levar a excessos.
Assim, procure evitar o consumo deste tipo de alimentos e, em seu turno, opte por alimentos com baixos níveis de glicemia, tais como a aveia.
Dica #5 – Mantenha o equilíbrio
Acima de tudo, o principal segredo é sempre manter o equilíbrio. Muitas vezes, padrões alimentares restritos fazem com que seja mais propício cometer excessos.
Deste modo, mantenha uma alimentação saudável, com espaço para uma guloseima extra. Uma vida equilibrada passa por não se privar de nada, fazendo sempre um equilíbrio correto de tudo.
Sentiu que as nossas dicas foram úteis? Comece já praticá-las e vai ver que sentirá resultados.
#poweryourlife