Uma das medidas aconselhadas pelas autoridades de saúde para prevenir o contágio do Covid-19 é evitar levar as mãos ao rosto! Mas, apesar de parecer fácil, é uma tarefa bem mais complicada do que parece.
Não acredita?! Faça como o jornalista do Observador que se filmou durante uma hora frente ao computador para confirmar quantas vezes tocava no rosto. No seu caso, a resposta foi 28 vezes! Pode ver o vídeo aqui .
E afinal, porque é que devemos evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos? Porque são precisamente as zonas mucosas que o vírus utiliza para entrar no organismo e provocar uma infeção.
Por esse motivo, apresentamos algumas dicas que o poderão ajudar neste desafio, principalmente quando necessitar sair de casa:
- Mantenha as mãos ocupadas!
Se o objetivo é não levar as mãos ao rosto, mantê-las ocupadas é uma ótima estratégia. Por isso, se tiver um objeto nas mãos (um boneco dos seus filhos, uma bola anti-stress, o telemóvel, etc), estará mais consciente e é mais fácil de resistir ao instinto de colocar as mãos no rosto. - Coloque as mãos nos bolsos.
Apenas tire as mãos dos bolsos quando for extremamente necessário e volte a colocá-las imediatamente após terminar a tarefa. - Opte por utilizar óculos em vez de lentes de contato.
Caso use lentes de contato, pondere substitui por óculos, pelo menos as suas mãos encontram um obstáculo até chegarem aos seus olhos. - Aplique perfume nas mãos.
Coloque perfume nas suas mãos, quanto mais intenso melhor, assim, pelo menos enquanto sentir o cheiro vai estar mais desperto para detetar quando aproximar as suas mãos do rosto.
Mesmo com estes cuidados, a missão de não colocar as mãos no rosto é (quase) impossível e inevitável! Deixamos então um último conselho: garanta que elas estejam sempre bem limpas com sabão ou álcool em gel.
Cuide-se. Proteja-se.
Power your Life.