O que é a eletroestimulação?
A eletroestimulação muscular é um método de treino físico, que promove a contração dos músculos, com recurso a impulsos elétricos de baixa frequência.
Os impulsos elétricos são gerados com recurso a equipamentos tecnologicamente avançados e testados que imitam os impulsos elétricos gerados pelo nosso sistema nervoso central para o controle dos nossos movimentos e ações musculares.
É seguro fazer eletroestimulação?
Sim! Vários estudos indicam que é seguro fazer treinos de eletroestimulação muscular. Esta prática tem sido usada há décadas nas áreas da reabilitação e da medicina desportiva. Ao longo dos últimos 10 anos foram efetuados imensas investigações na sua aplicação para o desempenho desportivo e aptidão geral, provando a sua eficácia científica e segurança.
Dói ao fazer eletroestimulação?
“Não!”, é a resposta de todos os nossos alunos e atletas, sempre que lhes fazem esta questão. Os impulsos elétricos não doem! Qualquer tipo de treino exige que saia da sua zona de conforto para alcançar resultados, mas nunca vai magoá-lo.
Quais os benefícios da eletroestimulação? Partilhamos consigo 7 benefícios!
1. Treinos curtos e eficazes – A eletroestimulação muscular integral permite trabalhar o corpo de forma eficaz e completa, em apenas 20 minutos por semana. Equivalentes a 3 sessões de treino num ginásio convencional;
2. Perda de peso – O treino com eletroestimulação aumenta o metabolismo basal até 80h, tendo como consequência um aumento do consumo calórico e a redução da massa gorda;
3. Aumento de massa muscular – Trabalha mais de 300 músculos em simultâneo com maior profundidade;
4. Personalização/adaptação – Definimos a carga adequada de uma forma geral e por grupo muscular, adaptando o nível de intensidade e esforço a cada cliente;
5. Melhoria da postura e equilíbrio – A eletroestimulação muscular atua nos músculos agonistas, antagonistas e sinergistas em simultâneo promovendo em conjunto com o treino funcional o fortalecimento dos músculos, tendões e articulações, melhorando consequentemente a resistência à fadiga.
6. Baixo/nulo risco de lesão – A possibilidade de treinar sem cargas externas e com personal trainer reduz significativamente o risco de lesão.
7. Redução de dores de costas – Permite trabalhar ativamente todo o core muscular reduzindo substancialmente ou eliminando totalmente a comuns dores lombares.
Por fim, “Posso treinar eletroestimulação ao mesmo tempo que faço outro desporto?”
Pode sim! Não há nenhum estudo que indique o contrário!
Agora que já esclareceu as suas dúvidas, está preparado para vir treinar connosco? Venha fazer a sua experiência eBody. Faça o melhor uso do seu tempo, atinja resultados e seja acompanhado por um profissional especializado. 😀