fbpx

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE: 5 HÁBITOS QUE FARÃO TODA A DIFERENÇA

Com a chegada do tempo mais frio, torna-se importante reforçar a imunidade do nosso organismo. Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunitário em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças.

A incidência de doenças respiratórias nos meses mais frios do ano faz com que seja perentório saber como aumentar a nossa imunidade no inverno. Há formas de fortalecer o sistema imunitário e diminuir a frequência e a intensidade de doenças como a gripe, mas é importante adotar esses hábitos de forma regular.

O sistema imunitário é composto por órgãos, células e tecidos que atuam na deteção e combate de agentes invasores, como vírus e bactérias. No entanto, para desempenhar o seu papel protetor, o nosso corpo precisa de nutrientes importantes e hábitos saudáveis a longo prazo para estimular o seu adequado funcionamento.

A eBody reuniu 5 dicas para aumentar a imunidade do seu corpo e, assim, diminuir o risco de ficar doente durante o inverno.

1. Hidrate-se

Sabia que uma hidratação inadequada resseca as mucosas, tornando-as vulneráveis a infeções? Além disso, também compromete as funções do sistema imunitário, estimula a inflamação, sobrecarrega o coração e os rins, compromete as funções cognitivas do cérebro e causa fadiga e até desmaios.

Beber água é fundamental para o perfeito funcionamento do nosso corpo, até porque permite o funcionamento da imunoglobulina IgA, um anticorpo extremamente importante na defesa imunológica contra infeções.

Nos dias frios, é natural que o consumo de líquidos diminua, pelo que se torna crucial manter-se atento à quantidade de água ingerida nestas alturas. Coloque um alarme no telemóvel para o lembrar de beber ou tenha perto de si uma garrafa com água. São estratégias simples que o ajudam a manter-se hidratado durante o dia.

2. Integre o gengibre na sua alimentação

O gengibre é usado há muito tempo para melhorar sintomas de gripes e resfriados. O alimento contém gingerol, uma substância que regula o sistema imunológico, aumentando a imunidade.

Como a raiz tem propriedades antioxidantes, auxilia a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças e retardando também os efeitos do envelhecimento precoce. É importante não esquecer as propriedades anti-inflamatórias, muito úteis para prevenir artrites, dores musculares e doenças respiratórias. 

3. Aumente o consumo de vitaminas e nutrientes

Para aumentar a imunidade, é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada, capaz de ajudar o sistema imunológico no combate às infeções. Neste sentido, é importante manter e até reforçar o consumo de vitaminas e nutrientes que melhorem o funcionamento do seu corpo.

As mais importantes são a vitamina A, a vitamina C, a vitamina D, a vitamina E, o selénio e o zinco! Na eBody, usufrui de um serviço de aconselhamento, chamado Lifestyle Coach, encabeçado por Personal Trainers capazes e alinhados com as suas necessidades e bem-estar.

4. Lave bem as mãos

Este hábito, que a pandemia veio destacar, é muito importante. Apesar de parecer um conselho de mãe, por vezes um pouco cansativo, a verdade é que lavar as mãos reduz em cerca de 40% a probabilidade de contrair doenças como a gripe.

Para uma higienização eficaz, necessita apenas de água e sabão. Esfregue conscientemente e diga adeus aos organismos infecciosos.

5. Atividade física: SIM

A prática de exercício físico regular, a par de uma alimentação equilibrada, é um remédio natural para o nosso corpo, uma vez que aumenta a oxigenação das células, incluindo as imunológicas.

Várias pesquisas científicas já demonstraram que o exercício promove uma alteração no equilíbrio do nosso organismo, conhecida por homeostase, obrigando a uma reorganização da resposta imune. Isto significa que, quando o exercício físico tem uma intensidade moderada, há um aumento permanente nas células do sistema imunitário.

A consequência é óbvia: as pessoas que praticam atividades físicas regulares têm menor incidência de infeções bacterianas e virais.

A eBody é o aliado perfeito nesta missão. Com treinos de apenas 20 minutos por semana, ajudamo-lo(a) a ficar em forma e, acima de tudo, a ser uma pessoa mais saudável e feliz. Os treinos longos do passado são substituídos por uma experiência na qual consegue trabalhar 300 músculos com 100% de ativação de fibras musculares. O resultado? Otimização do seu tempo e um investimento profícuo na sua saúde.

Reserve já a sua Experiência eBody e comece a cuidar de si. A próxima geração do fitness está à sua espera!

Tags

Gostaria de saber mais sobre o Treino eBody

Contacte-me para reservar a minha experiência única eBody® pelo valor promocional de 14,90€.

Siga-nos

Mais do nosso eBlog

Lifestyle

VELHOS SÃO OS TRAPOS! ELETROESTIMULAÇÃO NO COMBATE À SARCOPENIA

A eletroestimulação muscular na terceira idade tem inúmeros benefícios. Além de combater os efeitos do envelhecimento na condição física, trata-se de um treino sem carga articular, sem risco de lesão e sem carga externa, o que reduz a probabilidade de se lesionarem durante o treino.

Lifestyle

A SUA SAÚDE CHAMA POR SI!

São vários os estudos científicos que confirmam que qualquer atividade física pode ajudar a alterar os padrões de humor e bem-estar. A pensar na sua saúde, física e mental, a eBody tem um desafio para si. Aceita?

Lifestyle

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE: 5 HÁBITOS QUE FARÃO TODA A DIFERENÇA

Com a chegada do tempo mais frio, torna-se importante reforçar a imunidade do nosso organismo. Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunitário em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças.

Lifestyle

ANIVERSÁRIO EBODY: UMA MARCA SÓLIDA

6 anos depois do início desta história, entramos numa fase de consolidação. Com sete estúdios espalhados pelos dois principais distritos de Portugal, Lisboa e Porto, somos hoje uma comunidade consistente que, mesmo assim, nunca pára de crescer.